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6 dicas para fidelizar os pacientes da sua clínica

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Todo profissional da saúde sabe que manter um bom relacionamento com seus clientes-pacientes é essencial, não só visando garantir um atendimento acima das expectativas deles, mas também o êxito e a continuidade do tratamento. Pensando nisso, listamos 6 dicas preciosas para fazer com que seus pacientes possam ter uma experiência incrível com seu atendimento, fidelizando-os dessa forma. Confira!

1. Ouça atentamente

É importantíssimo ouvir atentamente às insatisfações dos seus pacientes, para assim entender os problemas que eles possuem, quais expectativas tem com o tratamento… É primordial aproveitar o tempo de comunicação com o paciente, em especial na primeira consulta, para poder conhecê-lo realmente, entender suas necessidades, dificuldades e fortalecer a confiança na relação profissional-paciente. E atenção: quando um paciente entra em seu consultório, ele traz consigo uma história (de sucessos e fracassos), e com certeza deseja compartilhar essas experiências com você. Um paciente que percebe que o profissional da saúde está de fato dando atenção ao seu caso, cria um vínculo e faz propaganda gratuita, pois se sente valorizado e que não foi apenas “mais um paciente” em seu dia de muitos atendimentos.

2. Tenha empatia

Cada vez mais observamos o uso da palavra humanização na área da saúde. Note como é importante se colocar no lugar do paciente sempre, para criar uma atmosfera de confiança, melhorando o relacionamento entre o profissional e a pessoa que está recebendo o tratamento. Seja empático(a), humano(a), se colocando no lugar do outro, sensível às suas queixas e preocupações. Ou seja, quando estiver realizando o atendimento de um paciente, escute-o de fato. Traga-o para perto, para que juntos realizem as mudanças necessárias.

3. Organize seu agendamento

O primeiro contato que o paciente terá com você provavelmente será na marcação da consulta. E como sabemos que a primeira impressão é a que fica, prepare a sua equipe (ou você mesmo, se for o caso) para serem objetivos e eficientes nesse momento. Ouvir o paciente com atenção, além de dar todas as informações cruciais e responder a seus questionamentos, é algo fundamental.

4. Tenha o máximo de clareza ao dar as orientações

Talvez você não tenha a noção exata, mas ser o mais claro(a) possível durante toda a consulta, sobretudo na hora de explicar e passar as orientações (por exemplo, no caso do nutricionista, no momento de passar o plano alimentar ao paciente). Evite termos muito técnicos, específicos da área, pois apesar de alguns pacientes estarem habituados a eles, para outros pode ser a primeira vez em um consultório (como no exemplo citado, o de nutrição). Não finalize a consulta deixando seus pacientes com nenhuma dúvida pendente, afinal uma falha na comunicação irá interferir nos resultados dos seus pacientes. Entregar ao final do atendimento (ou enviar posteriormente ao paciente todas as recomendações dadas em consulta para que ele tenha acesso quando quiser) é o ideal. E é melhor ainda se houver uma forma dele entrar em contato diretamente com você (por um canal profissional, claro) para sanar dúvidas.

5. Aproveite a tecnologia

A tecnologia pode ajudar (e muito) a fortalecer seus laços com os pacientes, tornando as suas consultas mais eficazes, estando em contato direto e acompanhando em tempo real a evolução do seu paciente. É um investimento de tempo (e dinheiro) que será um diferencial para o seu consultório e que, consequentemente, irá auxiliar na fidelização dos pacientes.

6. Mantenha um bom relacionamento

Sabemos que isso pode ser difícil, mas é essencial se colocar à disposição dos seus pacientes, pois isso mostra que eles podem contar com você para além do seu consultório. Mostre a eles que você se importa, e isso pode ser feito por pequenos gestos (como mandar uma mensagem na data do aniversário, enviar amostras grátis para eles experimentarem ou mesmo perguntar como está sendo a adaptação as suas orientações.  

Essas 6 dicas são algumas maneiras de manter seu paciente motivado e à vontade para falar com você sobre qualquer dificuldade ou dúvida, o que trará para você muitos benefícios. Tente colocar essas sugestões em prática e veja o relacionamento (e a fidelização) com seus pacientes acontecer!

 
 
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