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Como melhorar a sensação de limpeza em sua clínica?

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Um consultório limpo não é somente necessário para a saúde do seu paciente e a dos colaboradores, como também é bom para o negócio. Dentre as diversas tarefas de uma clínica médica, uma delas é assegurar que todos cumprem os padrões de limpeza preconizados do consultório. Embora a segurança do pessoal que trabalha e frequenta o local (em especial, os pacientes) seja prioridade, é crucial o consultório médico  estar limpo e assim mais acolhedor para os pacientes.

Ter um ambiente organizado e limpo causa uma boa primeira impressão aos pacientes (e também aos acompanhantes e prestadores de serviço, por exemplo), deixando-os saber que se leva a sério todas as suas necessidades de saúde na clínica.

Os consultórios privados são um mercado altamente competitivo, então mantê-los satisfeitos é mais importante do que nunca. Sua clínica pode ser limpa, mas alguma vez já se perguntou se o seu atual padrão de limpeza poderia ser mais eficaz?

As agências de saúde nacionais estabeleceram padrões industriais para a limpeza de consultórios médicos. Estes procedimentos são baseados na investigação dos possíveis riscos biológicos, e garantem a segurança do pessoal e dos pacientes. Eles ainda diminuem os riscos de infecções associadas aos cuidados de saúde e reduzem a contaminação cruzada, tão comum em consultórios onde não se têm uma limpeza correta.

Listamos abaixo as áreas-chave em que se deve concentrar ao limpar a sua clínica. Confira:

Desinfectar áreas comuns

O mobiliário, e outras superfícies em áreas de tráfego intenso, como a sala de espera, são propensos a acumular bactérias, ácaros, e outros germes. Quando se trata de limpeza de clínicas, deve-se limpar estas áreas com desinfectantes registados na ANVISA.

Nos consultórios médicos, os locais onde mais recebem contatos físicos são: puxadores de gavetas, torneiras, armários, cadeiras, bancadas e lavatórios. Na área da recepção, a limpeza concentra-se em telefones, computadores, interfones, pranchetas, puxadores de portas, bebedouros e balcões.

Ter um cronograma de limpeza para padronizar a frequência da limpeza (como a lavagem dos vidros de todas as áreas da clínica) também faz toda a diferença!

Limpeza de superfícies 

Quando o pó se acumula em superfícies da sua clínica (como em bancadas e prateleiras), faz com que as pessoas se perguntem quão limpo o resto do local pode estar. O acúmulo de pó em consultórios médicos pode agravar as condições respiratórias dos pacientes e espalhar doenças, por meio de patógenos ali presentes. A remoção regular do pó das superfícies de toda a clínica é uma maneira fácil de manter a sensação de limpeza do espaço, enquanto elimina os ácaros e patógenos.

Para a realização adequada da limpeza, instrua a pessoa responsável pela limpeza a utilizar um pano umedecido, um espanador de microfibras ou um pequeno aspirador manual.

E nunca espere até que o pó esteja visível nas superfícies. Quanto mais tempo se esperar para limpar, maior é a probabilidade de acumular nessas superfícies poeira e microrganismos causadores de doenças. Os pacientes alérgicos (como os que possuem rinite) são susceptíveis ao pó. Assim, pelo menos duas vezes por semana, é ideal retirar o pó das superfícies – para manter os seus pacientes em segurança.

Limpeza de salas

Todas as áreas das salas de exame precisam de uma limpeza completa após cada utilização. Estas áreas são susceptíveis de contaminação cruzada (entre médicos, enfermeiros, demais membros da equipe multiprofissional e pacientes); dessa forma, necessita de atenção extra. Limpar as luzes, bancadas e cadeira de tratamento com os desinfectantes adequados é um item obrigatório.

Após cada paciente sair, limpe todas as maçanetas das portas, interruptores de luz, armários e outras zonas de alta incidência de toque. Estas áreas estão propensas a acumular germes, uma vez que muitas vezes passam despercebidas na hora da limpeza. Manter estas áreas desinfectadas diminuirá as chances de potenciais infecções acidentais (principalmente de doenças como COVID-19, por exemplo).

Organizar a área de recepção 

É essencial ter uma área de recepção organizada. Mantendo-se o ambiente limpo e organizado gera aquele caloroso sentimento de acolhimento que os pacientes desejam quando visitam o médico (ou outro profissional da área da saúde, como esteticistas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.). A área de recepção é onde os pacientes tem a primeira impressão do consultório; por isso mantenha-a livre de desordem e sujeira.

Remova papelada, canetas e pranchetas desnecessárias do balcão da recepção. Se algum ficheiro não estiver sendo usado, coloque-o em seu devido lugar (de preferência, em um armário fechado). Evite ter em sua clínica armários abertos com papéis à mostra.

Use pijamas (ou jalecos) claros e limpos

Além de servirem como uma barreira de proteção, agindo como um escudo (protegendo os braços e o tronco de entrar em contato com contaminantes perigosos, como secreções), usar scrubs ou jalecos de cores claras trazem uma sensação de limpeza ao paciente.

Um bom jaleco (ou pijama cirúrgico) dá uma aparência profissional e aumenta sua confiança no trabalho. Também revigora um senso de responsabilidade e compromisso.

O consultório médico reflete a qualidade do serviço que será realizado e mostra a sua atenção aos detalhes, bem como zelo. Manter uma clínica médica limpa mostra que você se preocupa com o ambiente em que trabalha e é muito benéfico aos pacientes, o que indiretamente os mantém fidelizados a seus atendimentos.

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