Skip to main content
poached egg with vegetables and tomatoes on blue plate

Como o que comemos impacta diretamente na nossa saúde?

Compartilhe este post:

Abril é o Mês da Saúde, um momento importante para refletirmos sobre como cuidamos do nosso bem-estar geral. E não há como falar de saúde sem mencionar como a dieta impacta diretamente nela, afinal, a alimentação é um dos pilares fundamentais para manter uma vida saudável.

Se você quer dicas de nutrição para te ajudar nesse objetivo, leia esse artigo até o final. Boa leitura!

O que a alimentação saudável pode prevenir?

Uma alimentação equilibrada e saudável pode prevenir diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, câncer e obesidade. Por isso, garantir a ingestão de nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo é primordial.

O que consumir x O que evitar

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais (como aveia), proteínas magras e gorduras saudáveis (castanhas, azeite e abacate) é capaz de fornecer ao corpo os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e os micro (vitaminas e minerais), necessários para manter a saúde em dia.

Por outro lado, uma alimentação pobre em nutrientes e rica em alimentos ultraprocessados (como salgadinhos, sucos em pó e refrigerantes); açúcares, sal e gorduras saturadas pode levar a problemas de saúde a médio e longo prazo, sendo bom evitá-los.

Prevenção e controle de doenças por meio da dieta

Um exemplo de como a nutrição pode prevenir doenças é na prevenção da diabetes. Optando por alimentos com baixo índice glicêmico, é possível auxiliar no controle os níveis de açúcar no sangue e prevenir o desenvolvimento da doença. Além disso, a adoção de hábitos alimentares saudáveis também pode ajudar a controlar a diabetes em pacientes já diagnosticados.

Outra doença que pode ser prevenida através da alimentação é a hipertensão (pressão alta). O consumo excessivo de sódio pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de desenvolver a doença. Por isso, é importante evitar alimentos ricos em sódio e adotar uma dieta rica em potássio, que pode ajudar a controlar a pressão arterial.

Relação entre Sistema Imunológico e alimentação saudável

Além de prevenir doenças, uma alimentação saudável também pode ajudar o sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo de combater infecções e doenças oportunas. Micronutrientes como a vitamina C, zinco e selênio são importantes para manter a imunidade em dia. E você pode encontrá-los facilmente nos alimentos, como nas frutas cítricas, carnes, amendoim e castanhas em geral, leguminosas, leite e derivados e em muitas outras fontes alimentares!

Motivos de sobra para adotar uma dieta balanceada

Devido a todas essas vantagens, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis desde a infância e manter uma alimentação equilibrada ao longo da vida. E mesmo que sua dieta não esteja adequada, independente da sua idade e condição financeira, saiba que você pode melhorá-la, fazendo pequenas mudanças.

Consuma menos gorduras ruins (como as presentes nas carnes gordas); priorize frutas, legumes e verduras na sua rotina e cozinhe mais, pois fazendo as suas refeições você possui maior controle dos alimentos usados no preparo, o que impacta na saúde de modo positivo. E se você quiser praticidade, pode comprar marmitas saudáveis, que são aquelas mais equilibradas (nutricionalmente falando). Já vai ser uma excelente forma de melhorar sua alimentação.

O papel da nutrição na prevenção de doenças é fundamental para manter uma vida saudável e feliz. E não há momento melhor para começar a cuidar da sua saúde do que agora!

Você também vai gostar de ler: Importância do autocuidado para profissionais da área da saúde – Blog Loucos por Pijamas

× Precisa de ajuda?