Skip to main content

O enfermeiro da noite: lições e curiosidades do filme

Compartilhe este post:

Se você trabalha em hospital, ou gosta de filmes e séries que se passam nesse local, vai adorar o filme “O enfermeiro da noite” (The Good Nurse). O longa é baseado em uma história real e fala sobre a vida de Charles Cullen, enfermeiro responsável pela morte de vários pacientes internados nos hospitais onde trabalhou.

O filme traz os vencedores do Oscar, Eddie Redmayne (do filme “A teoria de tudo”), como o enfermeiro serial killer, e Jessica Chastain (do “Os olhos de Tammy Faye”), como Amy Loughren, enfermeira responsável por conseguir a confissão do próprio Cullen.

O ator (à esquerda) e o próprio Cullen (à direita)

Sem grandes spoilers, listamos abaixo algumas curiosidades sobre o longa e lições valiosas que você pode aprender com ele. Confira:

Curiosidades:

1. Duração do filme

Sua duração é de 2h3min, e está disponível para assistir na Netflix. Apesar de sua atmosfera sombria, o filme possui uma classificação indicativa para maiores de 14 anos. Além disso, foi o filme mais assistido da semana, alcançando o Top 1 no Brasil!

2. Passou em salas de cinema dos EUA

Por mais que seja uma produção da plataforma de streaming “Netflix”, o longa foi lançado de forma limitada em alguns cinemas nos Estados Unidos, e depois liberado na plataforma.

3. Número de vítimas

Cullen confessa ter matado mais de quarenta pessoas ao longo de seu trabalho como enfermeiro, contudo, na ficha dele constam 29 mortes confirmadas. E especialistas suspeitam que ele matou muito mais pessoas.

4. Fisga mesmo quem não é da área

Amy com as filhas

O filme fez tanto sucesso que, mesmo quem não tem muita familiaridade com hospitais, assiste. Ele tem uma trama que envolve e faz você querer saber mais sobre essa história baseada em fatos.

5. Virou também um documentário

Na Netflix você também encontra o documentário “Em Busca do Enfermeiro da Noite”. Ele revela como as investigações policiais obtiveram provas que o enfermeiro Charles Cullen matava pacientes e quase conseguiu escapar impune de seus crimes, com detalhes que não foram tão bem explorados no filme. Vale a pena você assistir para entender melhor o caso!

Lições que aprendemos com o filme “O enfermeiro da noite”:

1. Seja observador(a)

Fica muito claro que, se não fosse o olhar apurado de Amy (ao observar as mortes inesperadas de alguns pacientes; notar que no turno de Cullen haviam mais intercorrências ou mesmo os níveis séricos de glicose do sangue dos pacientes), o criminoso não teria sido pego.

2. Se importe verdadeiramente com seus pacientes

Sabemos que quando se trabalha com amor, tudo fica mais leve e fácil. E isto está diretamente ligado ao quanto você considera seus pacientes. O ser humano gosta de se sentir alguém valoroso, querido, de que é importante. E fica nítido quando um profissional (principalmente da saúde) se importa de fato com seus pacientes. Em um ambiente hospitalar, eles podem estar aflitos por conta do estado de saúde atual, patologia de base, seu futuro, etc. Assim, sentir que quem cuida deles (como a equipe de enfermagem) se importa com o bem-estar físico e mental é um diferencial e tanto, que gera satisfação e ajuda até mesmo na recuperação deles.

Como a personagem Amy amava seu trabalho e cuidar de forma integral de seus pacientes, isso foi um combustível e tanto para que a mesma juntasse os pontos e correlacionasse as mortes com o enfermeiro Cullen.

Caso não tenha assistido ao filme, vale a pena fazê-lo, pois ele te trará muitas reflexões!

Você também pode gostar de ler:

× Precisa de ajuda?