Skip to main content

Outubro Rosa: Importância da data na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Compartilhe este post:

No Brasil, o Outubro Rosa é realizado desde o ano de 2002, quando um grupo de mulheres, com uma marca de cosméticos europeia, colocaram luzes cor-de-rosa enfeitando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

O intuito do Outubro Rosa é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama.

O que é o câncer de mama?

Por mais que ele seja predominante nas mulheres, o câncer de mama também acomete os homens, sendo aproximadamente 1% dos casos. A doença se manifesta através de uma multiplicação desordenada das células da mama. Como resultado, células anormais se formam e evoluem para um tumor, sendo este benigno ou maligno.

Por ser uma doença multifatorial, os exames preventivos são cruciais. Contudo, a idade é considerada um dos fatores de risco: cerca de quatro em cada cinco casos acometem mulheres acima dos 50 anos.

Sintomas

O INCA classifica os seguintes sintomas como sendo os mais comuns:

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Ao perceber qualquer um deles, marque uma consulta médica para se certificar de que não há nada de errado.

Diagnóstico

O autoexame é o primeiro passo para encontrar possíveis nódulos nos seios. Basta apalpar os seios e identificar se há ou não caroços. Como essa é a forma mais comum de manifestação da doença, são grandes as chances de se diagnosticar o problema ainda na fase inicial, onde as chances de cura são maiores.

Ao consultar com um médico, ele recomendará a realização de exames laboratoriais que possam identificar o que são os nódulos. Exames de imagem, como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética também podem ser solicitados. A principal vantagem da mamografia é que, quando é feito um diagnóstico em fases iniciais, o câncer de mama possui 95% de chances de cura. Além disso, o tratamento é menos agressivo com um tempo de duração bem menor.

Prevenção

Como já mencionamos, o câncer de mama é uma doença causada por vários fatores. Dessa forma é impossível se prevenir com 100% de eficácia contra ela. Porém, fazer exames periódicos como a mamografia ou a ultrassonografia das mamas é essencial para identificar e combater a doença em estágios iniciais, se necessário.

Embora a recomendação seja realizar os exames a partir dos 40 anos, o número de casos registrados em mulheres mais jovens tem aumentado.

Por essa razão, por precaução, inicie a rotina de check-up quanto antes. Não espere até que os sintomas apareçam: pelo menos uma vez por ano procure um médico para realizar um check-up completo.

× Precisa de ajuda?